
: : A N A L I S A N D O G R Á F I C O S : :
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em
Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas
Ação da Roda
Trata-se de uma metodologia de suporte ao aluno, desenvolvida pelo professor David Blades, na qual é buscada a compreensão do problema em questão, envolvendo a observação das informações que pode estar presentes no enunciado da questão. Essa metodologia de manejo de informação estimula o raciocínio e aumenta a habilidade reflexiva dos estudantes.
O método "Ação da roda" pode ser usado para resolução de problemas diversos seguindo uma sequência definida de passos que pode ser assim organizada:
1º - Identificação do(s) problema(s);
2º - Coleta de dados no próprio problema;
3º - Identificação das opções de solução;
4º - Escolha da solução;
5º - Teste da solução escolhida;
6º - Chegada à solução correta do problema.
A "Ação da roda" pode ser esquematizada da seguinte forma:

Exemplo de aplicação da "Ação da Roda"
David Blades (1994)
Mesmo com todas as consequências negativas do mercúrio (Hg) sobre os seres vivos dos ecossistemas, até hoje os garimpeiros utilizam-no para separar o ouro das impurezas. Resíduos de mercúrio atingem os rios, contaminam vários seres e uma vez que não é metabolizado tende a ficar acumulado. O gráfico ilustra a concentração de mercúrio em alguns seres vivos de uma determinada cadeia alimentar encontrada em um ecossistema.

De acordo com os dados obtidos no gráfico, pode-se inferir que sequência correta de seres vivos que comporia essa cadeia é
A) Fitoplâncton → Dourado → Lambari → Homem → Microcrustáceos
B) Microcrustáceos → Homem → Lambari → Dourado → Fitoplâncton
C) Homem → Dourado → Lambari → Microcrustáceos → Fitoplâncton
D) Fitoplâncton → Microcrustáceos → Lambari → Dourado → Homem
E) Microcrustáceos → Fitoplâncton → Dourado → Lambari → Homem
IDENTIFICAÇÃO DO(S) PROBLEMA(S):
Relacionar a concentração do mercúrio no corpo de diferentes seres vivos de um ecossistema com a cadeia alimentar por eles formada.
O mercúrio usado no garimpo contamina os seres vivos e acumula no corpo desses seres. Diferentes seres têm diferentes concentrações de mercúrio em seus corpos, o fitoplâncton apresenta menor concentração de mercúrio ao passo que o homem apresenta maior concentração.
IDENTIFICAÇÃO DAS OPÇÕES:
COLETA DE INFORMAÇÕES:
O mercúrio acumulado em um organismo é transferido para outro que dele se alimenta e também se acumula.
ESCOLHA DAS OPÇÕES:
Quando um organismo se alimenta de outro, o mercúrio que estava acumulado é transferido para o próximo nível e também se acumula.
Se um determinado organismo apresenta certa concentração de mercúrio ao servir de alimento para o próximo, esse terá uma maior concentração de mercúrio que aquele e assim sucessivamente.
Alternativa “D”, pois a menor concentração é encontrada no fitoplâncton que serve de alimento para um organismo que passará a ter uma concentração de mercúrio maior, logo trata-se dos microcrustáceos que serviram de alimento para outro organismo que passará a ter uma maior concentração, logo o terceiro componente da cadeia são os lambaris e esse raciocínio deve ser expandido.
TESTES DAS SOLUÇÕES:
AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES: