top of page

Ação da Roda

 

Trata-se de uma metodologia de suporte ao aluno, desenvolvida pelo professor David Blades, na qual é buscada a compreensão do problema em questão, envolvendo a observação das informações que pode estar presentes no enunciado da questão. Essa metodologia de manejo de informação estimula o raciocínio e aumenta a habilidade reflexiva dos estudantes.

O método "Ação da roda" pode ser usado para resolução de problemas diversos seguindo uma sequência definida de passos que pode ser assim organizada:

1º - Identificação do(s) problema(s);

2º - Coleta de dados no próprio problema;

3º - Identificação das opções de solução;

4º - Escolha da solução;

5º - Teste da solução escolhida;

6º - Chegada à solução correta do problema.

 

A "Ação da roda" pode ser esquematizada da seguinte forma:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação da roda Blades
Exemplo de aplicação da "Ação da Roda"
David Blades (1994)

Mesmo com todas as consequências negativas do mercúrio (Hg) sobre os seres vivos dos ecossistemas, até hoje os garimpeiros utilizam-no para separar o ouro das impurezas. Resíduos de mercúrio atingem os rios, contaminam vários seres e uma vez que não é metabolizado tende a ficar acumulado. O gráfico ilustra a concentração de mercúrio em alguns seres vivos de uma determinada cadeia alimentar encontrada em um ecossistema.

Análise de gráficos biologia

De acordo com os dados obtidos no gráfico, pode-se inferir que sequência correta de seres vivos que comporia essa cadeia é

A) Fitoplâncton → Dourado → Lambari → Homem → Microcrustáceos

B) Microcrustáceos → Homem → Lambari → Dourado → Fitoplâncton

C) Homem → Dourado → Lambari → Microcrustáceos → Fitoplâncton

D) Fitoplâncton → Microcrustáceos → Lambari → Dourado → Homem

E) Microcrustáceos → Fitoplâncton → Dourado → Lambari → Homem

IDENTIFICAÇÃO DO(S) PROBLEMA(S):

Relacionar a concentração do mercúrio no corpo de diferentes seres vivos de um ecossistema com a cadeia alimentar por eles formada.

O mercúrio usado no garimpo contamina os seres vivos e acumula no corpo desses seres. Diferentes seres têm diferentes concentrações de mercúrio em seus corpos, o fitoplâncton apresenta menor concentração de mercúrio ao passo que o homem apresenta maior concentração.

IDENTIFICAÇÃO DAS OPÇÕES:

COLETA DE INFORMAÇÕES:

O mercúrio acumulado em um organismo é transferido para outro que dele se alimenta e também se acumula.

ESCOLHA DAS OPÇÕES:

Quando um organismo se alimenta de outro, o mercúrio que estava acumulado é transferido para o próximo nível e também se acumula.

Se um determinado organismo apresenta certa concentração de mercúrio ao servir de alimento para o próximo, esse terá uma maior concentração de mercúrio que aquele e assim sucessivamente.

Alternativa “D”, pois a menor concentração é encontrada no fitoplâncton que serve de alimento para um organismo que passará a ter uma concentração de mercúrio maior, logo trata-se dos microcrustáceos que serviram de alimento para outro organismo que passará a ter uma maior concentração, logo o terceiro componente da cadeia são os lambaris e esse raciocínio deve ser expandido.

TESTES DAS SOLUÇÕES:

AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES:

Site em Construção
Sugestões devem ser enviadas para:

marcusbiologia@hotmail.com

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google Clean
  • YouTube Clean

© 2016 por Marcus Nascimento.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page