
: : A N A L I S A N D O G R Á F I C O S : :
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em
Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas
Resolução da Questão Usando o Método da Roda

O que justifica diferentes taxas de mortalidade de diferentes doenças? Qual o critério usado para classificar o grupo de doenças apresentadas?
Diferentes parâmetros foram usados (diferentes países, diferenças de temperatura, presença/ausência de saneamento básico, local de concentração da população e expectativa de vida da população) para tentar explicar a diferença na taxa de mortalidade de diferentes doenças.
Pneumonia, gripe, tuberculose, difteria, poliomielite e sarampo são doenças infecciosas e transmissíveis ao contrário de doenças cardiovasculares/renais que se relacionam muito com estilo de vida (degenerativas). As doenças infecciosas e degenerativas matam bastante os indivíduos de um parâmetro, mas no outro parâmetro as doenças infeciosas têm pequena relevância ao contrário das degenerativas que muito matam.
IDENTIFICAÇÃO DAS OPÇÕES:
COLETA DE INFORMAÇÕES:
IDENTIFICAÇÃO DO(S) PROBLEMA(S):
ESCOLHA DAS OPÇÕES:
Doenças como pneumonia, gripe, tuberculose, difteria, poliomielite, sarampo, doenças cardiovasculares/renais e câncer tem taxa de mortalidade significativa em um determinado parâmetro e no outro parâmetro, pneumonia, gripe e tuberculose a taxa de mortalidade é muito pequena; difteria, poliomielite e sarampo não matam e doenças cardiovasculares/renais e câncer tem alta taxa.
Doenças infeciosas dependem de controle frequente, vacinação, novos medicamentos e investimentos para controlar sua ocorrência, fato que ocorre em países ricos e desenvolvidos, mas não em países pobres. Doenças degenerativas estão ligadas ao modo como uma população vive, como ela se alimenta, a erros genéticos bem como a regular prática de atividades físicas.
Alternativa “E”, pois doenças infecciosas são bastante comuns em países pobres cuja expectativa de vida é baixa inclusive pela ocorrência dessas doenças e as doenças degenerativas demoram para levar o indivíduo à morte e, portanto, são comuns em países ricos com alta expectativa de vida.
TESTES DAS SOLUÇÕES:
AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES: