
: : A N A L I S A N D O G R Á F I C O S : :
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em
Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas
Resolução da Questão Usando o Método da Roda

Quais as principais causas de mortes de indivíduos do sexo masculino em diferentes faixas etárias? Quais medidas preventivas podem reduzir a mortalidade masculina em diferentes idades?
Indivíduos de 15 a 29 anos morrem mais por agressões (cerca de 45%) e acidentes de trânsito (cerca de 20%), e causas como (causas externas de intenção indeterminada, lesões autoprovocadas voluntariamente e afogamentos e submersões acidentais) juntas somam menos de 15%. Indivíduos de 30 a 59 anos morrem mais por agressões, acidentes de trânsito e doença isquêmica do coração sendo a contribuição de cerca de 10% de cada uma dessas categorias. Homens de 60 ou mais morrem mais de doença isquêmica do coração e doenças cardiovasculares (cada categoria contribui com cerca de 15% das mortes) e outras doenças cardíacas e doenças crônicas das vias aéreas superiores (cada categoria contribui com cerca de 10%).
Com o avanças da idade dos homens tem-se uma mudança no padrão de causas de morte indo de fatores externos para fatores sistêmicos relacionados com o estilo de vida. Medidas de prevenção à mortalidade em indivíduos jovens são diferentes das de indivíduos adultos.
Homens jovens morrem mais de causas externas, homens de idade mediana morrem mais de tanto de causas externas quando de doenças cardíacas e homens idosos morrem mais de doenças cardíacas e respiratórias.
IDENTIFICAÇÃO DAS OPÇÕES:
COLETA DE INFORMAÇÕES:
IDENTIFICAÇÃO DO(S) PROBLEMA(S):
ESCOLHA DAS OPÇÕES:
Homens mais jovens saem mais de casa e estão mais propensos a mortes causadas por agressões e acidentes de trânsito e homens mais velhos, mais sedentários, estão mais propensos a mortes por causas cardiovasculares e respiratórias.
A alternativa “B” expõem um resumo dessas análises de relações entre mortalidade-causa-idade.
TESTES DAS SOLUÇÕES:
AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES: