
: : A N A L I S A N D O G R Á F I C O S : :
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em
Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas
Resolução da Questão Usando o Método da Roda

Qual a proporção de mercúrio em cada amostra coletada do rio de um ambiente próximo a um garimpo?
Durante 10 anos, em uma região próxima a um rio, ocorreu atividade de garimpo de ouro; amostras de sedimento, água, peixes carnívoros e pequenos crustáceos foram coletadas e um gráfico foi construído com a concentração relativa desse metal poluente em cada uma dessas amostras.
O mercúrio é um metal pesado que não é eliminado nem metabolizado, portanto fica acumulado nos ambientes e no corpo dos seres. É provável de se concluir que os últimos níveis de uma cadeia alimentar tenham maior concentração em seus corpos. Uma questão a se pensar é a concentração de mercúrio no sedimento, possivelmente seja maior uma vez que recebe o poluente de seres que morrem quanto da própria água, mas o contrário é pouco significativo.
IDENTIFICAÇÃO DAS OPÇÕES:
COLETA DE INFORMAÇÕES:
IDENTIFICAÇÃO DO(S) PROBLEMA(S):
ESCOLHA DAS OPÇÕES:
Sendo o mercúrio despejado nas águas do rio é de se esperar uma concentração “X” nessas águas, mas uma concentração maior ainda (maior que “X”) nas outras amostras por concentrarem-no. Não sendo eliminado é de se esperar que a concentração nos peixes carnívoros (últimos níveis tróficos) seja maior que maior que dos pequenos crustáceos (níveis tróficos iniciais).
Então o teor de mercúrio na água é o menor de todos assim como dos pequenos crustáceos que estão no início das cadeias tróficas, os peixes carnívoros são os que possuem maior concentração por acumularem o mercúrio. Alternativa “D”.
Peixes carnívoros e pequenos crustáceos ao se alimentarem acabam ingerindo um pouco de água contendo mercúrio bem como ele pode ser absorvido por partes permeáveis do tegumento. O mercúrio é então incorporado por esses organismos e após a morte, parte do mercúrio pode ser incorporado ao sedimento.
TESTES DAS SOLUÇÕES:
AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES: