
: : A N A L I S A N D O G R Á F I C O S : :
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em
Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas
Resolução da Questão Usando o Método da Roda

Quais os principais ameaças às espécies de aves e mamíferos? Em que proporções essas ameaças atuam e quais os fatores a elas ligados?
Espécies de aves e mamíferos sofrem ameaças diferentes de acordo com o gráfico, mas nos dois casos a maior ameaça é a destruição de habitats e a caça sendo ainda pior para os mamíferos que para as aves e as menores ameaças são a introdução de espécies e o comercio internacional que apresenta proporções semelhantes de ameaças para os dois grupos.
A principal causa de ameaça que é a destruição de habitat pode ser devido ao desmatamento, à urbanização, aos incêndios e outros relacionados; a caça é autoexplicativa; a introdução de espécies (exóticas) pode atuar competindo com as espécies de uma determinada área ou predando as mesmas; o comércio internacional pode ser devido ao uso de penas ou pelos dos animais, domesticação de animais silvestres ou até mesmo biopirataria.
IDENTIFICAÇÃO DAS OPÇÕES:
COLETA DE INFORMAÇÕES:
IDENTIFICAÇÃO DO(S) PROBLEMA(S):
ESCOLHA DAS OPÇÕES:
Proporcionalmente as espécies de mamíferos são mais ameaçadas que as de aves talvez pelo fato de os indivíduos desse último grupo geralmente voarem. Dos fatores ameaçadores apresentados diversos possibilidades de ameaças indiretamente estão relacionadas.
O gráfico não destaca outros fatores como sendo significativos na ameaça às espécies como morte acidental que é pouco provável; mas competição e predatismo podem ocorrer com a introdução de espécies; queimadas contribuem para destruição de habitats que é uma ameaça bastante significativa e a exploração comercial é igual nos dois grupos.
Alternativa “B”, já que a introdução de espécies (exóticas) pode levar à competição com espécies locais bem como essa espécie introduzida pode predar as nativas.
TESTES DAS SOLUÇÕES:
AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES: